NoFront

Gastos do fim de ano: como consumir com consciência?

Chegou o final do ano, época das férias escolares, das festas e confraternizações, dos presentes, das viagens… e por isso mesmo, é um período de muitos gastos extras. 2022 está chegando ao fim, e depois das fortes emoções que vivemos nesse ano, agora é hora de se organizar para fechar esse ciclo e iniciar o ano novo da melhor forma. Mas como não se enrolar com tantos gastos e apelos de consumo por todos os lados? Hoje vamos passar algumas dicas preciosas para você consumir com consciência no final do ano, sem culpa e evitando o endividamento.

1) Planeje o uso do 13º:

Se você trabalha como CLT e recebe 13º salário, é muito importante que você faça o planejamento de como vai usar o valor antes de receber, para não correr o risco de gastar com coisas que não são prioridade. É uma boa ideia, além de usar esse recurso com os gastos extras do final do ano, reservar uma parte para pagamento de dívidas (se for o seu caso) e guardar também para as despesas do início do ano. Essa é uma boa forma de amenizar o impacto dos gastos nesse período. Caso você trabalhe por conta própria, é muito importante se organizar para ter seu 13º salário. Para isso, você vai precisar dividir o valor do montante durante os 12 meses, e ter a disciplina de ir reservando mês a mês para se pagar no final do ano. A conta é muito simples, se é um período onde naturalmente gasta-se mais, onde se tem gastos extras, então é fundamental ter essa fonte de renda extra nesse momento, certo?

2) Não consuma por impulso:

Esse também é um período onde chovem promoções, ofertas de todos os tipos, as vitrines são tomadas pelas decorações natalinas e você é bombardeado de convites para o consumo por todos os lados, fica difícil resistir. E assim, tá tudo bem você querer consumir o que quiser, a grana é sua e você é quem sabe melhor do que ninguém quais são os seus desejos, mas é muito importante ter cuidado pra não consumir por impulso, e acabar fazendo um mal investimento, ou mesmo gastando além do que pode naquele momento. Um princípio básico do consumo consciente é saber diferenciar os desejos das necessidades, sabendo qual fatia da nossa renda será destinada para cada um desses objetivos. Organizando direitinho, dá pra contemplar ambos e todo mundo fica feliz!!

3) Lista de prioridades:

Essa dica é aquele básico que sempre funciona. Final de ano tem gastos com as confraternizações de natal e ano novo, amigo secreto, presentes, roupas, procedimentos estéticos, passeios… Se não colocar tudo isso na ponta do lápis o risco de perder o controle das finanças é muito grande, e é ai que a listinha entra em ação. Coloque no papel todos os gastos que você puder prever, e delimite o valor que você pode gastar com cada coisa. Quando você for às compras, você já vai ter um panorama de qual é o seu teto de gastos, e assim ter um maior controle e fazer melhores escolhas na hora de comprar.

4) Cuidado com o cartão de crédito:

Muita gente perde o controle com o cartão e acaba fazendo vários parcelamentos de compras ao mesmo tempo, sem somar o valor total da fatura e sem observar as taxas de juros, aí quando chega em janeiro é aquele susto. Planeje antes de comprar quais serão as formas de pagamento e o teto de gasto para cada uma delas. Analise o que dá pra ser quitado a vista e o que vai ser parcelado no cartão, pra distribuir o peso das contas e não sobrecarregar de uma única vez um mês só. A última coisa que a gente quer é começar o ano já endividade, não é mesmo? E lembre-se de evitar ao máximo pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão, pois com as taxas de juros altíssimas isso pode facilmente se tornar uma bola de neve com potencial pra te dar muita dor de cabeça. A palavra é equilíbrio.

E ai, gostou das dicas? Seguindo esses conselhos com certeza você vai ter um controle muito melhor das suas finanças, por que quando a gente entende a nossa realidade financeira, fica mais fácil tomar as melhores decisões sobre o nosso dinheiro. Que tenhamos um final de ano tranquilo, com família reunida, com a mesa farta, que a gente possa superar toda essa crise e entrar em tempos de mais tranquilidade financeira, prosperidade na quebrada e muito progresso pra nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo