Planejamento financeiro 2023: dicas para criar um plano anual que dá certo!
Criar um planejamento financeiro que funcione não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Com o início de um novo ano, muitas coisas mudam e chega a hora de revisar os planos, ou mesmo construir do zero, para quem nunca fez um.
É aí que muita gente ‘‘trava na pose’’, não consegue avançar, ou mesmo deixa de lado esse exercício tão importante por não saber como fazer. Mas pode respirar com tranquilidade, pois existem métodos que você pode seguir para organizar suas finanças de um jeito eficaz, e é isso que vamos ensinar nesse post.
Pode parecer algo simples, mas pra muita gente, construir um planejamento financeiro é uma tarefa bastante desafiadora, principalmente para quem vem da periferia. Medo, insegurança, instabilidade política e econômica, violência, desemprego, desigualdades, são fatores que desestimulam, e até mesmo impedem, a projeção de cenários mais favoráveis financeiramente para quem está na base da pirâmide social. Muitos dos nossos até preferem não se planejar, pelo medo da frustração. E a gente sabe muito bem o que é isso!
Por isso te convidamos a fazer esse exercício pensando no ano de 2023, seguindo um método eficaz, que se adapta à sua realidade financeira atual e te estimula a visualizar suas metas com clareza, para tirar os sonhos do papel a partir desse ano. E quem vai ensinar o passo a passo é a economista e fundadora da NoFront, a Gaby Chaves.
1- AVALIE O ANO QUE PASSOU
Antes de traçar novos planos, primeiro é preciso analisar os passos que te trouxeram até aqui, certo? Dê uma olhada bem honesta e avalie:
- Como foi sua vida financeira em 2022?
- Quais meses foram mais abundantes?
- Quais meses foram mais apertados, e por qual motivo?
- Quais foram as principais fontes de renda?
- Quais foram os maiores gastos?
Com esse giro 360º você consegue ter um retrato de como foi o ano que passou, financeiramente falando, e assim entender os pontos fortes e fracos, quais foram os maiores desafios e também as principais oportunidades. Com esse panorama, podemos seguir para o próximo passo, que é…
2- ESTABELEÇA METAS
Quais objetivos você quer conquistar esse ano, que dependem de recursos financeiros? Seja no âmbito pessoal, familiar ou profissional, para que um desejo se torne realidade, é muito importante ter clareza desse objetivo, com nome, prazo e custo.
Coloque no papel as suas metas para 2023, depois identifique quanto custa para realizar cada uma delas. Dessa forma você tira seus sonhos de um lugar abstrato e traz para um lugar concreto, com um caminho possível de ser seguido. Assim você conseguirá melhorar seu senso de prioridades, e distribuir esses valores ao longo do ano, de forma mais equilibrada.
3- PROJETE SUAS RECEITAS
Esse é um ponto fundamental para entender o seu cenário financeiro para o ano que está começando. Quais serão suas principais fontes de renda em 2023? Quais são suas perspectivas de grana? Você está em um emprego fixo ou trabalha por conta própria? O que você ganha tá sendo suficiente para as suas necessidades, ou precisa pensar formas de fazer renda extra?
Esses dados são muito importantes para entender se os seus ganhos financeiros estão compatíveis com as suas horas de trabalho e com as suas necessidades. Com essa informação você consegue se organizar melhor em torno de formas de fazer e gerir a grana que você precisa para viver com dignidade.
4- COMECE A INVESTIR
Nem só de sobrevivência e consumo vive a nossa vida financeira, também temos sonhos a realizar, e por isso, uma parte dos nossos recursos precisa ser destinada para os investimentos. Quais investimentos serão feitos esse ano? Vai começar uma reserva de emergência? Vai investir em um curso de idioma? Um intercâmbio? Vai começar uma aplicação para a casa própria? Enfim, o que você vai fazer com seu dinheiro para se potencializar ainda mais, e assim ter mais formas de multiplicá-lo? Se liga que essa é uma visão de milhões.
5- FAÇA PLANOS MENSAIS
Agora que você já tem um panorama macro do seu ano, o próximo passo é distribuir a sua renda ao longo dos meses, englobando tanto o sustento quanto os investimentos para a realização de coisas importantes. Você vai precisar criar um plano para cada mês, que considere seu fluxo de renda x gastos, para dar conta das seguintes caixinhas:
- Sustento (ou despesas fixas),
- Gastos extras
- Dívidas
- Consumo
- Investimentos
Se ainda assim você está com insegurança, e precisa de ajuda pra fazer o seu planejamento financeiro anual, se liga na próxima dica!
6- INVISTA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA
É muito importante adquirir alguns conhecimentos básicos para ingressar no universo financeiro com segurança e autonomia. Sabemos que existem várias barreiras, de acesso, de linguagem, de condição social, mas aqui na NoFront a gente sintetizou um método de educação financeira próprio que ensina economia e finanças de um jeito simples e descomplicado, mas com muita responsabilidade, pensando na realidade de quem vem da periferia, como nós.
Se você quer fazer parte do bonde de mais de 6 mil pessoas que transformou a relação com o dinheiro através do nosso método, cola na nossa Jornada para Liberdade, que lá você tem acesso a:
- Curso Educação Financeira sem Neurose, completo + 3 aulões bônus (gravados):
- Como conquistar a casa própria
- Gestão Financeira para Empreendedores
- Workshop sobre investimento
- + material de apoio e suporte do nosso time de especialistas.
Com esse combo de conteúdos você vai ter a base necessária para tomar as melhores decisões sobre o seu dinheiro, ter mais liberdade e tranquilidade para lidar com as finanças. No curso Educação Financeira sem Neurose você aprende desde o planejamento financeiro básico, até uma introdução aos investimentos, e os tópicos específicos são aprofundados nos aulões, como as dívidas, por exemplo, além de todo suporte do nosso time para tirar suas dúvidas.
Então é isso pessoal, eu sei que são muitas perguntas, talvez você não consiga ter todas as respostas de uma vez, mas eu tenho certeza que quanto mais alinhado o seu planejamento estiver com a sua realidade, e quanto mais disciplina você tiver para realizá-lo – e se a conjuntura econômica do país colaborar – você vai conquistar seus objetivos sim.
Conta com a NoFront nessa missão!
Deixe um comentário