#PROJETOS

"Justiça e liberdade, a causa é legítima"
Racionais MC's

#EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CONTRA O RACISMO

COMO FUNCIONA

Diante do contexto pandêmico e suas consequências sobre as condições socioeconômicas da maior parte da população brasileira, criamos em 2020, o projeto EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONTRA O RACISMO. Esse projeto tem duração de 3 anos e se debruça sobre a construção de estratégias de letramento e empoderamento econômico, gratuitos, em prol da base da pirâmide social.

 

Em toda sua concepção e execução, temos o olhar interseccional sobre as questões raciais, de gênero, priorizando mulheres negras e indígenas (cis e trans), pessoas desempregadas, comunidades tradicionais e coletivos LGBTQIA+. Nesse sentido, ajudamos grupos afetados pela crise econômica a combater problemas estruturais e a interromper o ciclo da pobreza, bem como fortalecer a construção de redes colaborativas entre as periferias brasileiras. 

O QUE FIZEMOS EM 2021

No primeiro ano de execução do projeto EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONTRA O RACISMO executamos 4 oficinas, 2 workshops e 2 cursos ao vivo. Efetivamos parcerias com 17 organizações sociais que realizam projetos na periferia. Disponibilizamos em nossas formações mais de 640 vagas gratuitas. Destas, formamos mais de 400 alunes. Esse público se auto identifica como socioeconomicamente vulnerável, com predominância de pessoas negres e mulheres. De forma coletiva alcançamos nosso propósito e passamos a atuar nos estados como SP, PE, RJ, PA, AC e BA.

0
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
0
ALUNES
0
VAGAS GRATUITAS
0
OFINAS

O QUE FAREMOS EM 2022

I- PROGRAMA DE LETRAMENTO ECONÔMICO PARA LIDERANÇAS PERIFÉRICAS

Faremos um programa de formação em Economia Política, relações raciais e de gênero. Considerando o contexto do ano eleitoral, iremos instrumentalizar grupos e coletivos com atuação política (institucional ou não, independente de filiação partidária) com conhecimentos sobre Macroeconomia, fundamentos econômicos e princípios da Economia Política. Nosso foco será formar lideranças periféricas que possam replicar os saberes dentro de suas comunidades. Essa formação se somará à formação em planejamento financeiro pessoal, a ser disponibilizada para esses grupos e realizada em articulação com intelectuais negros.

II- FESTIVAL DE ECONOMIA CRIATÍVA DA DIÁSPORA

Produzido pela periferia e para a periferia, em 2022 propomos o I Festival de Economia Criativa da Diáspora. Com os recursos captados realizaremos a primeira edição online do evento que irá propor discussões sobre possibilidades econômicas de cooperação, entre as populações descendentes da diáspora. É desta forma que a NoFront dará continuidade a promoção do protagonismo negro, em seu segundo ano de campanha. É nós por nós, na construção de novos rumos que transformam narrativas. Queremos cada vez mais recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir na busca pelo comando das nossas vidas como pessoas negres motivades, amparades e vivas! É desta forma que a NoFront dará continuidade a promoção do protagonismo negro, em seu segundo ano de campanha. É nós por nós, na construção de novos rumos que transformam narrativas. Queremos cada vez mais recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir na busca pelo comando das nossas vidas como pessoas negres motivades, amparades e vivas!

#ACOMPANHE A GENTE

Cadastre-se para receber nosso conteúdo fresquinho e siga nossas redes sociais!

     

    “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível que o céu é o limite e você truta é imbatível”

    A Vida é desafio – Racionais Mc’s 

    Skip to content